Sunday, November 21, 2010

Quem quer ser milionário


Só hoje vi este filme, vencedor do Oscar de 2009. O interesse em assistir não foi por causa da premiação e sim, pela dança Jai Ho que havia visto em alguns vídeos do Youtube. O filme não decepciona, gostei muito!
Conta a estória de Jamal, participante do programa "Quem quer ser milionário?", um pária da sociedade indiana. Com a suspeita de estar trapaceando no programa, ele é interrogado na delegacia. Os policiais desistem de torturá-lo vendo que não conseguiriam arrancar nada de Jamal. O delegado fica intrigado, quer saber como uma pessoa sem nenhuma instrução, um simples servidor de chai conseguiu chegar até a etapa final do programa sendo que outras mais estudadas foram derrotadas nas primeiras perguntas. Jamal explicava como sabia as respostas através de momentos de sua trágica vida: a morte de sua mãe, quando ele e seu irmão Salim são aliciados por uma quadrilha especializada em menores pedintes, a traição de Salim... há passagens cômicas também quando Jamal é preso pelo irmão no banheiro para que ele não veja o artista que chega de helicóptero. Jamal desesperado, vê como única saída mergulhar na fossa abaixo e chega perto do artista todo coberto de cocô! Quando Jamal finge ser guia turístico e dá explicações hilárias sobre o Taj Mahal...
A guerra religiosa deixou outros órfãos como Latika que acompanha os irmãos mas são separados ao fugirem da quadrilha de menores. Jamal sempre esteve ligado a Latika e não sossega enquanto não a encontra. Já adolescentes, Jamal encontra Latika sendo explorada como dançarina. Salim mata o líder da quadrilha e fogem. Para surpresa e raiva de Jamal, Salim quer Latika e ameaça o irmão com uma arma. Mais uma vez, Jamal é separado de Latika. Já adulto, Jamal está trabalhando numa empresa de telefonia e numa oportunidade consegue ter acesso a um computador e encontra o telefone de Salim. Seu encontro é de raiva mas Jamal vai morar com o irmão que agora trabalha para outro líder marginal. Desconfiado, Jamal segue Salim e descobre onde Latika mora. Ela agora é amante do chefe de Salim. Eles combinam de fugir mas o ato é frustrado com a chegada do irmão e outros capangas da quadrilha. Mais uma vez são separados. Jamal tem então a idéia de participar do programa com a esperança de Latika assistir, ou seja, não era pelo dinheiro que ele participava do programa!
O fato de Jamal chegar na final do programa chama a atenção de toda a Índia, inclusive de Latika e todo o bando de traficantes. Num momento de redenção, de todo mal que fez a Jamal e da vida bandida, Salim ajuda Latika a fugir.
Todos os atores que representaram os personagens nas 3 etapas de vida foram ótimos mas as crianças foram de longe as mais cativantes. As paisagens são chocantes ao mostrar favelas dentro de lixões, rios sujos onde crianças brincam e as mães lavam roupa. Um retrato triste mas uma bela estória que merece ser revista! :)

3 comments:

Mariana Lopes said...

Deve ser animal esse! Gostei da sinopse! Acho que vou encomendar uma pizza no www.garfovoador.com.br e me jogar no sofá para assistir esse filme!

Christiane said...

Nada melhor do que um filme para passar um dia chuvoso

Chef Daniel Deywes said...

GOstei da dica, vou procura-lo ..

abraço
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com