Friday, July 21, 2006

Munique

Excelente filme de Spielberg sobre a tragédia nas Olimpíadas de Munique onde 11 atletas israelenses foram mortos por terroristas palestinos. O filme mostra a caçada aos terroristas por espiões da Mossad e nos faz refletir sobre toda essa guerra sem fim entre esses dois povos. Quem tem razão? Difícil dizer, mas mais difícil é entender tanta intolerância e tanta violência em nome de Deus, ainda mais nós que viemos de um país como o Brasil onde tantas raças e religiões convivem pacificamente.
Destaque para a conversa entre o líder dos espiões israelenses, Avner, com o líder de um grupo terrorista, sem que um saiba a identidade do outro, onde vemos como cada um realmente não quer abrir mão de nada. Outra sequência é quando o armador de bombas se afasta do grupo na estação de trem e quando Avner conversa com sua mãe.
Por baixo dos panos da política dos países direta ou indiretamente envolvidos, muita podridão, mercenários, agências de inteligência que jogam uns contra os outros e quem perde nisso tudo, são os inocentes. Não deixe de assistir.

1 comment:

Karen said...

Sei lá, cansei um pouco dos filmes de guerra do Spielberg.